Regulamento do Arrábida Cup
Regulamento Arrábida Cup
1. Apresentação
A 2a Edição do Arrábida Cup realiza-se no concelho de Palmela e decorre entre os dias 29 de Junho e 3 de Julho 2022.
Dia 29/6 será para realizar as tradicionais acreditações de todas a equipas , para isso deve o treinador/team manager deslocar-se entre as 14h e as 18h ao nosso novo Office Center, situado na EB 2/3 Hermenegildo Capelo (Rua Escola Preparatória Hermenegildo Capelo, nr. 2, em Palmela). Deve fazer-se acompanhar pelos documentos de identificação dos atletas participantes.
Neste mesmo dia, pelas 18h30, realizar-se-á a Cerimónia de Abertura da 2a Edição do Arrábida Cup 2022 no Campo Leonel Martins em Quinta do Anjo, com apresentação de todas as equipas participantes.
Todas as equipas devem estar presentes no Campo Leonel Martins pelas 18h15.
As equipas participarão no desfile de abertura, devendo cada equipa fazer-se acompanhar da bandeira do seu clube. Caso assim o entendam poderão levar uma bandeira da sua região ou país.
2. OrganizaçãoGeral
2.1 Regulamento
Este regulamento visa garantir o bom funcionamento do torneio e dirige-se a todas as equipas que participam no mesmo. A inscrição no “Arrábida Cup” pressupõe a leitura e a aceitação integral das regras fixadas neste regulamento.
2.2 Campos de Jogo
Todos os jogos serão disputados em campos com relva natural e com relva sintética. Os campos de jogos para esta edição serão distribuídos por complexos desportivos dos concelhos inseridos na Arrábida:
Complexo Municipal de Palmela – Campos 1 e 2 Estádio Cornélio Palma em Palmela – Campos 3 e 4 Estádio Leonel Martins – Campos 5 e 6
2.3 Bola de Jogo
A bola de jogo oficial do torneio será da marca SELECT de tamanho 4 para os escalões Sub12 e Sub 11.
A bola de jogo oficial do torneio será da marca SELECT de tamanho 5 para os escalões Sub13
2.4 Balizas e Dimensões
O campo do jogo terá as dimensões do campo de Futebol 7 e Futebol 11 e as regras aplicáveis serão igualmente as de futebol 7 e futebol 11
As balizas a utilizar no Futebol 7 tem medida de 6m x 2m
As balizas a utilizar no Futebol 11 tem medida de 7,33m x 2,44m
2.5 Calendário Arrábida Cup
O calendário é definido pela organização e será apresentado por sorteio, o qual poderá ser
seguido em direto no nosso facebook e nas nossas redes sociais.
Dia 30/6 e 1/7 serão disputados os jogos referentes às fases de grupos e 1/4 Finais dos escalões
2009, 2010 e 2011.
Dia 2/7 serão disputados os jogos referentes às 1⁄2 finais das fases Ouro e prata
Dia 3/7 serão disputadas as finais e jogos de entrega de lugar dos escalões 2009, 2010 e 2011.
Os horários dos jogos podem ser alterados pela Organização, e os clubes afetados serão devidamente informados.
3. Inscrições
3.1 Jogadores e Treinadores
Na inscrição da equipa, cada equipa pode inscrever 12 a 14 atletas e 3 elementos de Staff no Futebol 7 e pode inscrever 16 a 18 atletas 4 elementos de Staff no Futebol 11. Para cada jogo as equipas poderão inscrever 12 atletas e 3 elementos do Staff na ficha de jogo nos escalões Sub12 e Sub 11 e poderão inscrever 16 atletas e 3 elementos do Staff na ficha de jogo no escalão Sub13. Jogadores inscritos por uma equipa não podem representar outra equipa/escalão no decorrer do Torneio.
Cada clube com mais do que uma equipa inscrita no torneio pode nomear entre o seu Staff a figura de Team Manager. Este elemento poderá estar presente no banco nas várias equipas, para além dos 3 membros do Staff inscritos na ficha de jogo.
O Team Manager necessita confirmar o cargo junto da Organização do Arrábida Cup, no momento de acreditação das equipas do clube.
Atletas do género feminino podem jogar na categoria imediatamente inferior à sua data de nascimento.
Dentro do terreno de jogo não será permitido um número de atletas ou de elementos staff superior ao autorizado para o jogo e inscritos na ficha de jogo. O não cumprimento desta regra implicará a derrota por 3-0 da equipa que não a cumprir.
As equipas Sub 12 e Sub 11 poderão ser constituídas pelo máximo de 12 jogadores (7 jogadores de campo e 5 suplentes). Para iniciar o jogo a equipa deve no mínimo apresentar 7 jogadores.
As equipas Sub 13 poderão ser constituídas pelo máximo de 16 jogadores (11 jogadores de campo e 5 suplentes). Para iniciar o jogo a equipa deve no mínimo apresentar 11 jogadores.
3.2 Documentação
Todas as equipas devem fazer a ACREDITAÇÃO PRESENCIAL com todos os seus atletas e staff no
dia 29 de Junho, no Office Center na Arrábida Cup Village, no balcão indicado para o efeito.
No momento da acreditação serão entregues CREDENCIAIS para cada um dos participantes,
sejam atletas ou elementos do staff.
Estas credenciais terão de ser apresentadas e entregues na mesa em todos os jogos, com o
preenchimento da ficha de jogo. NÃO SERÃO TOLERADAS EXCESSÕES A ESTA REGRA!
Em caso de perda, poderá ser pedido uma 2a Via no balcão do Office Center, que terá um custo de 5,00€ por credencial.
3.3 Seguros
Todos participantes, incluindo os técnicos e agentes de arbitragem envolvidos, terão de estar cobertos por apólice de seguro desportivo que garante os riscos e as coberturas mínimas estabelecidas pelo Decreto-Lei n.o 10/2009, de 12 de janeiro.
No ato de inscrição, todos os participantes, incluindo os técnicos e agentes de arbitragem envolvidos, terão que comprovar que estão abrangidos pelo seguro desportivo do seu clube ou organização e que, no caso dos atletas, têm exame médico realizado.
A organização tem nos seus campos fisioterapeutas e/ou massagistas que podem dar o primeiro apoio em caso de acidente. O torneio possui apoio ambulatório através da corporação de bombeiros voluntários de Palmela
4. Regras do Jogo
4.1 Escalões
Escalão Sub11 (nascidos em 2011)
8 Equipas
Fase de Grupos – 2 Grupos com 4 equipas num sistema de todos vs. todos. (cada equipa
realiza 3 jogos)
1/4 Final→1o Grupo A vs 4o Grupo B, 2o Grupo A vs 3o Grupo B, 3o Grupo A vs 2o Grupo
B, 4o Grupo A vs 1o Grupo B
1/2 Final → Ouro = Vencedores 1/4 Final
Prata = Vencidos 1/4 Final
Final→Ouro e Prata e jogo de atribuição dos lugares das equipas vencidas nas 1/2
Finais.
Escalão Sub12 (nascidos em 2010)
8 Equipas
Fase de Grupos – 2 Grupos com 4 equipas num sistema de todos vs. todos. (cada equipa
realiza 3 jogos)
1/4 Final→1o Grupo A vs 4o Grupo B, 2o Grupo A vs 3o Grupo B, 3o Grupo A vs 2o Grupo
B, 4o Grupo A vs 1o Grupo B
1/2 Final → Ouro = Vencedores 1/4 Final
Prata = Vencidos 1/4 Final
Final→Ouro e Prata e jogo de atribuição dos lugares das equipas vencidas nas 1/2
Finais.
Escalão Sub13 (nascidos em 2009)
8 Equipas
Fase de Grupos – 2 Grupos com 4 equipas num sistema de todos vs. todos. (cada equipa
realiza 3 jogos)
1/4 Final→1o Grupo A vs 4o Grupo B, 2o Grupo A vs 3o Grupo B, 3o Grupo A vs 2o Grupo
B, 4o Grupo A vs 1o Grupo B
1/2 Final → Ouro = Vencedores 1/4 Final
Prata = Vencidos 1/4 Final
Final→Ouro e Prata e jogo de atribuição dos lugares das equipas vencidas nas 1/2
Finais.
4.2 Pontuação
A Fase de Grupos irá disputar-se com base no sistema de todos vs. todos, sendo atribuídos pontos com o seguinte principio:
VITÓRIA – 3 Pontos
EMPATE – 1 Ponto
DERROTA – 0 Pontos
Falta de Comparência – Derrota por 5-0
4.3 Empate no Final da Fase de Grupos
Terminada a fase de grupos e verificando-se uma igualdade pontual entre duas ou mais equipas, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, assim ordenados:
1.o Maior diferença entre golos marcados e golos sofridos 2.o Maior quantidade de golos marcados
3.o Menor quantidade de golos sofridos
4.o Melhor resultado entre si
5.o Sorteio
4.4 Fase a Eliminar
Terminada a fase de grupos os jogos serão a eliminar, e em caso de empate no fim do jogo, não haverá prolongamento, mas terá lugar a marcação de pontapés da marca de grande penalidade, da seguinte forma:
- a) Podem marcar grandes penalidades todos os jogadores inscritos na ficha de jogo,
- b) Serão marcadas 5 penalidades por equipa. A equipa vencedora será aquela com mais
golos marcados.
Finda a primeira série de 5 penalidades, e caso persista o empate, cada equipa irá marcar uma penalidade alternadamente até que ponha fim à igualdade. Nenhum jogador poderá repetir a marcação da penalidade até que não se tenham esgotado todos os jogadores na ficha de jogo. Os jogadores expulsos não poderão ser designados para marcar qualquer penalidade.
As equipas que perderam o 1o Jogo da Fase a eliminar irão realizar mais 2 jogos de atribuição de lugar.
4.5 Duração dos Jogos Escalão Sub11
• Os jogos terão a duração de 40 minutos (20min + 20min). O intervalo terá duração de 5 minutos
Escalão Sub12
• Os jogos terão a duração de 40 minutos (20min + 20min). O intervalo terá duração de 5 minutos
Escalão Sub13
• Os jogos terão a duração de 50 minutos (25min + 25min). O intervalo terá duração de 5 minutos
4.6 Equipamentos
Cada equipa escolhe os equipamentos oficiais que vai utilizar durante o torneio, sendo obrigatório que estes sejam numerados.
Em caso dos equipamentos das duas equipas coincidirem, ou o caso o árbitro do jogo considere que existe a dos dois equipamentos se confundirem, a equipa visitada, de acordo com a ficha de jogo, deverá utilizar o equipamento alternativo. No caso de não haver possibilidade de apresentar um equipamento alternativo, a equipa visitada utilizará coletes cedidos pela organização.
5. LeisdoJogo
5.1 Gerais
Todos os jogos serão disputados de acordo com as Leis do Jogo – Futebol 7 e 11, do regulamento de Provas Oficiais da F.P.F.
5.2 Pontualidade / Falta de Comparência
Os horários estabelecidos no calendário são rigorosos.
As equipas devem estar preparadas 10 minutos antes do início de cada jogo. Haverá uma tolerância máxima de 10 minutos a partir da hora prevista do jogo, se houver autorização expressa da Organização do Torneio.
Em caso de falta de comparência de uma das equipas, a equipa adversária vencerá o respetivo jogo por 5-0, e ganhará assim os respetivos 3 pontos.
5.3 Entrada em Campo
As equipas entrarão em campo da mesma forma que nos campeonatos oficiais organizados pela FIFA. As equipas sairão em fila, encabeçados pelos árbitros em direção ao centro do campo, lado a lado com os capitães. Formar-se-ão em fila e saudarão o público presente nas bancadas. De seguida saúdam-se ambas as equipas.
5.4 Substituições
As substituições em todas as categorias são livres e ilimitadas. Para tal devem realizar-se na zona central do campo e primeiro deve abandonar o terreno o jogador a ser substituído. O jogo apenas pode ser interrompido, em caso de substituição do guarda-redes.
5.5 Atraso ao guarda-redes
O atraso intencional ao guarda-redes, com este a poder segurar a bola com as mãos, só é permitido se este atraso for efetuado com qualquer parte do corpo acima do joelho (excetuando as mãos e os braços). O atraso intencional com os pés será sancionado com um livre indireto.
Também serão considerados atrasos intencionais os lançamentos de linha lateral, e por isso não será permitido ao guarda-redes segurar a bola com as mãos.
5.6 Fora de jogo
A lei do fora de jogo aplica-se unicamente ao escalão de Sub13 (2009) que irão competir em Futebol 11. A linha de fora jogo será a partir do meio campo. Para além desta linha serão sancionadas, com livre indireto, infrações às regras da FIFA do fora de jogo.
6. Prémios
Após o términus de todos os jogos das fases finais iniciará a entrega de Prémios coletivos no palco principal no Campo Leonel Martins aos Vencedores, Finalistas Vencidos, Semifinalistas da Fase Ouro de todos escalões. Os prémios individuais serão depois entregues ao Melhor Jogador, Melhor Marcador, Melhor Guarda-Redes.
Para além dos prémios acima mencionados, todos os participantes receberão a sua medalha de participação na entregue dos prémios.
Prémios Coletivos 1o Lugar
2o Lugar
3o Lugar
4o Lugar
Prémios Individuais Melhor Jogador
Melhor Marcador Melhor Guarda-Redes
*Em caso de empate na atribuição do prémio de melhor marcador serão considerados os seguintes critérios:
a) Jogador com menor idade
7. Disciplina
O jogador que veja 2 amarelos durante a competição será sancionado com 1 jogo de castigo. O jogador que seja admoestado com 2 cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso desse mesmo jogo e será punido com 1 jogo de castigo.
O jogador admoestado com cartão vermelho direto, poderá ser punido com 1 a 3 jogos de castigo.
Dependendo da gravidade do incidente que ocorreu para a expulsão, a Organização reserva-se o direito a irradiar o jogador do Arrábida Cup.
A Organização reserva-se o direito de a qualquer momento poder excluir qualquer equipa ou jogador que tenha um comportamento considerados inadequados, e possam pôr em causa o bom desenrolar do Torneio.
RECLAMAÇÕES
Se por algum motivo uma equipa quiser reclamar um jogo, deverá apresentar essa intenção junto da mesa de jogo e, no final, os elementos da mesa de jogo, em conjunto com o árbitro do jogo, elaborarão um relatório.
Esta reclamação deve ser feita por escrito, com provas inequívocas, e com um depósito de 350,00€ como fiança.
Ao final da jornada será analisada a reclamação pelo Comité de Disciplina da Organização, e em caso seja dado um parecer favorável a fiança depositada será restituída. No caso de uma decisão desfavorável, a fiança não será restituída.
Nas se aceitam reclamações contra decisões do árbitro sobre situações relacionados com ações do jogo. As decisões dos árbitros são definitivas e são inapeláveis.
8. CasosOmissos
Qualquer situação não prevista neste regulamento, serão resolvidos, sem prejuízo para os intervenientes.
9. NotasImportantes
Para que o Arrábida Cup seja um Torneio de Excelência, que promova o entretenimento dos jovens atletas e satisfação de todos os presentes, é importante que todos cumpram as seguintes regras de convivência:
- Respeitar os árbitros, as equipas adversárias, o staff e o público em geral.
- Não usar pitons de alumínio!!
- Qualquer dano causado nos balneários / recintos de jogo, será da inteira
responsabilidade da equipa que o provocou
- A captação de imagem (foto e vídeo) não são permitidos no decorrer dos jogos por
elementos participantes das equipas. Tais captações só serão permitidas por pessoal
credenciada para o efeito pela Organização.
- Todas as equipas devem sensibilizar os seus apoiantes para facto de estarmos perante
um Torneio Juvenil e todos deverão adotar os comportamentos adequados para este
tipo de Torneio.
- Exigimos a todos alegria, divertimento e participação na nossa festa do Futebol
- Não serão toleradas faltas de respeito, qualquer forma de discriminação ou ofensas
verbais e/ou físicas a qualquer participante, árbitro, adversário ou membros do Staff e público em geral.
10. Regulamento Geral de Proteção de Dados
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGP) constitui um limite e um imperativo de ordem legal no âmbito da regulação do tratamento dos dados pessoais, procurando responder às exigências da globalização e desafios que se colocam com a adoção de novas tecnologias.
Dada a sua abrangência e amplitude de aplicação o RGPD implica impactos significativos não só na vida e nos procedimentos internos das organizações, como também no reafirmar e vincar dos direitos dos cidadãos, colocando na sua esfera instrumentos que permitem uma maior salvaguarda dos mesmos.
A organização do Arrábida Cup, como qualquer entidade pública ou privada que proceda ao tratamento de dados pessoais, encontra-se abrangida pelo RGPD.
É dever de todos os destinatários do presente regulamento concorrer para a proteção dos dados pessoais de acordo com o estatuído no RGPD.
Todos os clubes são responsáveis pela recolha e tratamento dos dados pessoais dos respetivos atletas e dos elementos do staff que representam o clube no Arrábida Cup. Os clubes são responsáveis por garantir a prestação de informação e/ou consentimento na recolha e tratamento de dados pessoais para as finalidades descritas no presente regulamento do Arrábida Cup.
A organização do torneio cumpre com o RGPD e garante o cumprimento relativamente aos dados pessoais que são de fornecimento obrigatório para que possa ser inscrito no Torneio.
Sem a declaração de consentimento prévio do titular dos dados pessoais, o atleta e/ou elemento do staff fica impossibilitado de fazer a sua inscrição e respetiva participação no evento.
A prestação de dados incorretos ou inexatos é da inteira responsabilidade dos clubes.
A Organização do Arrábida Cup pauta a sua conduta pelo total respeito e reserva da informação relativamente aos dados pessoais de todos os seus participantes.
Após dar o consentimento expresso dos dados referidos, os clubes e/ou atletas ou seus representantes legais tem a possibilidade de solicitar ações sobre os mesmos da seguinte forma:
- Direito ao esquecimento, desde que não colida com a responsabilidade perante as
autoridades fiscais ou judiciais;
- Direito de consultar ou ser informado dos dados que possuem a seu respeito;
- Direito à retificação dos dados;
- Direito à restrição de processamento;
- Direito de oposição sem prejuízo do consentimento anteriormente prestado de forma licita.
11. Captação de Imagem e Som
Todas as equipas autorizam a Organização a captar imagens e som, qualquer que seja o seu suporte, de todos os participantes no decorrer do evento.
Estas imagens podem ser utilizadas para transmissão, reprodução, publicação, promoção, venda e todos os meios que a Organização e parceiros autorizados julgarem por bem.
A Organização deseja a todos os intervenientes um excelente torneio. Contamos convosco para as próximas edições.