BOLA OFICIAL DO TORNEIO
A mesma Bola da Liga NOS

Regulamento do Arrábida Cup

 

1.    Apresentação

A 1ª Edição do Arrábida Cup realiza-se em Setúbal, e decorre entre os dias 08 de Setembro e 11 de Setembro de 2021.

Dia 08 de Setembro será para realizar as tradicionais acreditações presenciais de todas as equipas, que se irão realizar no nosso Office Center Arrábida Village by Remax Lounge entre as 8h30 e as 18h30.

Neste mesmo dia, pelas 19h00, realizar-se-á a Cerimónia de Abertura do Arrábida Cup com apresentação de todas as equipas presentes nesta edição do Torneio. Todas as equipas devem estar presentes , pelas 18h45.

Todas as equipas participarão no desfile de abertura, devendo cada equipa fazer-se acompanhar da bandeira do clube. Caso assim o entendam, as equipas também poderão levar a bandeira da sua cidade ou região, trajes típicos, mascotes, etc.

2.    Organização Geral

 

2.1  Regulamento

Este regulamento visa garantir o bom funcionamento do torneio e dirige-se a todas as equipas que participam no mesmo. A inscrição no “Arrábida Cup” pressupõe a leitura e a aceitação integral das regras fixadas neste regulamento.

2.2  Campos de Jogo

Todos os jogos serão disputados em campos com relva natural e com relva sintética. Os campos de jogos para esta edição serão distribuídos por 2 complexos desportivos, no Complexo Desportivo de Palmela e no Campo Cornélio Palma .

2.3  Bola de Jogo

A bola oficial de jogo do torneio será da marca SELECT de tamanho 4.

2.4  Balizas e Dimensões

O campo do jogo terá as dimensões do campo de Futebol 7 para o escalão de sub 12 e Futebol 9 para o escalão de sub 13 e as regras aplicáveis serão igualmente as de futebol 7 e Futebol 9.

As balizas a utilizar tem medida de 6m x 2m

2.5  Calendário Arrábida Cup

O calendário é definido pela organização e será apresentado por sorteio, o qual poderá ser seguido em direto no nosso website e nas nossas redes sociais.

Dia 09 e 10 de Setembro serão disputados os jogos referentes às fases de grupos e 1/2 de Finais dos escalões Sub 12 e Sub 13.

Dia 11 de Setembro serão disputados os jogos referentes às finais do torneio e a entrega dos prémios .

Os horários dos jogos podem ser alterados pela Organização, e os clubes afetados serão devidamente informados.

3.  Inscrições

 

3.1  Jogadores e Treinadores

Na inscrição da equipa, cada equipa pode inscrever 12 a 14 atletas e 3 elementos de Staff. Para cada jogo as equipas poderão inscrever 14 atletas na ficha de jogo e 3 elementos do Staff.
Jogadores inscritos por uma equipa não podem representar outra equipa/escalão no decorrer do Torneio.

Cada clube com mais do que uma equipa inscrita no torneio pode nomear entre o seu Staff a figura de Team Manager. Este elemento poderá estar presente no banco nas várias equipas, para além dos 3 membros do Staff inscritos na ficha de jogo.

O Team Manager necessita confirmar o cargo junto da Organização do Arrábida Cup, no momento de acreditação das equipas do clube.

Atletas do género feminino podem jogar na categoria imediatamente inferior à sua data de nascimento.

Dentro do terreno de jogo não será permitido um número de atletas ou de elementos staff superior ao autorizado para o jogo e inscritos na ficha de jogo. O não cumprimento desta regra implicará a derrota por 3-0 da equipa que não a cumprir.

No Escalão Sub 12 as equipas poderão ser constituídas pelo máximo de 14 jogadores (7 jogadores de campo e 7 suplentes). Para iniciar o jogo a equipa deve no mínimo apresentar 5 jogadores.

No Escalão Sub 13 as equipas poderão ser constituídas pelo máximo de 14 jogadores (9 jogadores de campo e 5 suplentes). Para iniciar o jogo a equipa deve no mínimo apresentar 7 jogadores.

3.2  Documentação

Todas as equipas devem fazer a ACREDITAÇÃO PRESENCIAL com todos os seus atletas e staff no dia 08 de Setembro, no Office Center, no balcão indicado para o efeito.

No momento da acreditação serão entregues CREDENCIAIS para cada um dos participantes, sejam atletas ou elementos do staff.

Estas credenciais terão de ser apresentadas e entregues na mesa em todos os jogos, com o preenchimento da ficha de jogo. NÃO SERÃO TOLERADAS EXCESSÕES A ESTA REGRA!      

Em caso de perda, poderá ser pedido uma 2ª Via no balcão do Office Center, que terá um custo de 5,00€ por credencial.

3.3  Seguros

Todos os jogadores inscritos no Arrábida Cup não estão cobertos por qualquer seguro desportivo, pelo que no ato da acreditação, os responsáveis de cada equipa terão que comprovar que todos os atletas da sua equipa estão abrangidos pelo seguro desportivo do seu clube e todos os atletas têm exame médico realizado.

O seguro a ser utilizado pelos clubes será válido por autorização da sua Associação de Futebol ou Federação.

A organização tem nos seus campos fisioterapeutas e/ou massagistas que podem dar o primeiro apoio em caso de acidente. O torneio possui apoio ambulatório e um Posto de Primeiros Socorros no Complexo Desportivo de Palmela.

4.    Regras do Jogo

4.1  Escalões

Escalão Sub12 (nascidos em 2010)

        08 Equipas

       Fase de Grupos – 2 Grupos com 4 equipas num sistema de todos vs. todos. (cada equipa realiza 3
jogos)

        1/2 Final Fase Mundial – 1º e 2º Classificado de todos os grupos (fase a eliminar)

       1/2 Final Fase Europeu – 3º e 4º Classificado de todos os grupos (fase a eliminar)

 

Escalão Sub13 (nascidos em 2009)

        8 Equipas

       Fase de Grupos – 4 Grupos com 4 equipas num sistema de todos vs. todos. (cada equipa realiza 3
jogos)

     1/2Final Fase Mundial – 1º e 2º Classificado de todos os grupos (fase a eliminar)

     1/2 Final Fase Europeu – 3º e 4º Classificado de todos os grupos (fase a eliminar)

4.2  Pontuação

A Fase de Grupos irá disputar-se com base no sistema de todos vs. todos, sendo atribuídos pontos com o seguinte principio:

       VITÓRIA – 3 Pontos

       EMPATE – 1 Ponto

       DERROTA – 0 Pontos

       Falta de Comparência – Derrota por 5-0

4.3  Empate no Final da Fase de Grupos

Terminada a fase de grupos e verificando-se uma igualdade pontual entre duas ou mais equipas, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, assim ordenados:

1.º    Maior diferença entre golos marcados e golos sofridos

2.º    Maior quantidade de golos marcados

3.º    Menor quantidade de golos sofridos

4.º    Melhor resultado entre si

5.º    Sorteio

4.4  Fase a Eliminar

Terminada a fase de grupos os jogos serão a eliminar, e em caso de empate no fim do jogo, não haverá prolongamento, mas terá lugar a     marcação de pontapés da marca de grande penalidade, da seguinte forma:

a)      Podem marcar grandes penalidades todos os jogadores inscritos na ficha de jogo,

b)      Serão marcadas 5 penalidades por equipa. A equipa vencedora será aquela com mais golos marcados.

Finda a primeira série de 5 penalidades, e caso persista o empate, cada equipa irá marcar uma penalidade alternadamente até que ponha fim à igualdade. Nenhum jogador poderá repetir a marcação da penalidade até que não se tenham esgotado todos os jogadores na ficha de jogo. Os jogadores expulsos não poderão ser designados para marcar qualquer penalidade. 

As equipas que perderam o 1º Jogo da Fase a eliminar irão realizar mais 2 jogos de atribuição de lugar.

4.5  Duração dos Jogos

Escalão  Sub12

       
Os jogos terão a
duração de 40 minutos (20min + 20min). O intervalo terá duração de 5 minutos

Escalão Sub13 

       
Os jogos terão a
duração de 50 minutos (25min + 25min). O intervalo terá duração de 5 minutos

4.6  Equipamentos

Cada equipa escolhe os equipamentos oficiais que vai utilizar durante o torneio, sendo obrigatório que estes sejam numerados.

Em caso dos equipamentos das duas equipas coincidirem, ou o árbitro do jogo considere que existe a possibilidade dos equipamentos de ambas as equipas se confundirem, a equipa visitada, de acordo com a ficha de jogo,  deverá utilizar o equipamento alternativo. No caso de não haver possibilidade de apresentar um equipamento alternativo, a equipa visitada utilizará coletes cedidos pela organização.

5.   Leis do Jogo

5.1  Gerais

Todos os jogos serão disputados de acordo com as Leis do Jogo – Futebol 7 Escalão Sub 12 e Futebol 9 Escalão Sub 13, do regulamento de Provas Oficiais da F.P.F.

5.2  Pontualidade / Falta de Comparência

Os horários estabelecidos no calendário são rigorosos.

As equipas devem estar preparadas 10 minutos antes do início de cada jogo. Haverá uma tolerância máxima de 10 minutos a partir da hora prevista do jogo, se houver autorização expressa da Organização do Torneio.

Em caso de falta de comparência de uma das equipas, a equipa adversária vencerá o respetivo jogo por 5-0, e ganhará assim os respetivos 3 pontos.

5.3  Entrada em Campo

As equipas entrarão em campo da mesma forma que nos campeonatos oficiais organizados pela FIFA. As equipas sairão em fila, encabeçados pelos árbitros em direção ao centro do campo, lado a lado com os capitães. Formar-se-ão em fila e saudarão o público presente nas bancadas. De seguida saúdam-se ambas as equipas.

5.4  Substituições

As substituições em todas as categorias são livres e ilimitadas. Para tal devem realizar-se na zona central do campo e primeiro deve abandonar o terreno o jogador a ser substituído. O jogo apenas pode ser interrompido, em caso de substituição do guarda-redes.

5.5  Atraso ao guarda-redes

O atraso intencional ao guarda-redes, com este a poder segurar a bola com as mãos, só é permitido se este atraso for efetuado com qualquer parte do corpo acima do joelho (excetuando as mãos e os braços). O atraso intencional com os pés será sancionado com um livre indireto.

Também serão considerados atrasos intencionais os lançamentos de linha lateral, e por isso não será permitido ao guarda-redes segurar a bola com as mãos.

5.6  Fora de jogo

A lei do fora de jogo aplica-se aos escalões de Sub12 (2010) e Sub 13 (2009) . A linha de fora jogo será no prolongamento da linha da grande área. Para além desta linha serão sancionadas, com livre indireto, infrações às regras da FIFA do fora de jogo.

6.    Prémios

Após o términus de todos os jogos das fases finais terá lugar um almoço de confraternização de todas as equipas. A seguir ao almoço, por volta das 15h, iniciará a entrega de Prémios coletivos no Campo Cornélio Palma em Palmela Finalistas Vencidos, Semifinalistas da Fase Mundial e Vencedores e Finalistas Vencidos da Fase Europeu de todos escalões. Os prémios individuais serão depois entregues ao Melhor Jogador, Melhor Marcador, Melhor Guarda-Redes.

Por jogo será atribuído um trofeu de  MVP of the Match Arrabida Cup by Lince Sports.

 

Para além dos prémios acima mencionados, todos os participantes receberão a sua medalha de participação na entregue dos prémios.

Prémios Coletivos

1º Lugar Fase Mundial

2º Lugar Fase Mundial

3º Lugar Fase Mundial

4º Lugar Fase Mundial

 

Prémios Individuais

Melhor Jogador

Melhor Marcador

Melhor Guarda-Redes

*Em caso de empate na atribuição do prémio de melhor marcador serão considerados os seguintes critérios:

a)       Jogador com menor idade

**Os jogos da Fase Europeu não contam para atribuição dos prémios individuais

7.  Disciplina

O jogador que veja 2 amarelos durante a competição será sancionado com 1 jogo de castigo. O jogador que seja admoestado com 2 cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso desse mesmo jogo e será punido com 1 jogo de castigo.

O jogador admoestado com cartão vermelho direto, poderá ser punido com 1 a 3 jogos de castigo. Dependendo da gravidade do incidente que ocorreu para a expulsão, a Organização reserva-se o direito a irradiar o jogador do Arrábida Cup.

A Organização reserva-se o direito de a qualquer momento poder excluir qualquer equipa ou jogador que tenha um comportamento considerados inadequados, e possam pôr em causa o bom desenrolar do Torneio.

RECLAMAÇÕES

Se por algum motivo uma equipa quiser reclamar um jogo, deverá apresentar essa intenção junto da mesa de jogo e, no final, os elementos da mesa de jogo, em conjunto com o árbitro do jogo, elaborarão um relatório.

Esta reclamação deve ser feita por escrito, com provas inequívocas, e com um depósito de 350,00€ como fiança.

Ao final da jornada será analisada a reclamação pelo Comité de Disciplina da Organização, e em caso seja dado um parecer favorável a fiança depositada será restituída. No caso de uma decisão desfavorável, a fiança não será restituída.

Nas se aceitam reclamações contra decisões do árbitro sobre situações relacionados com ações do jogo. As decisões dos árbitros são definitivas e são inapeláveis.

8.    Casos Omissos

Qualquer situação não prevista neste regulamento, serão resolvidos, sem prejuízo para os intervenientes.

9.    Notas Importantes

Para que o Arrábida Cup seja um Torneio de Excelência, que promova o entretenimento dos jovens atletas e satisfação de todos os presentes, é importante que todos cumpram as seguintes regras de convivência:    

  1. Respeitar os árbitros, as equipas adversárias, o staffo público em geral.
  2. Não usar pitons de alumínio nos relvados sintéticos
  3. Qualquer dano causado nos balneários / recintos de jogo, será da inteira responsabilidade da equipa que o provocou
  4. A captação de imagem (foto e vídeo) não são permitidos no decorrer dos jogos por elementos participantes das equipas. Tais captações só serão permitidas por pessoal credenciada para o efeito pela Organização.
  5. Todas as equipas devem sensibilizar os seus apoiantes para facto de estarmos perante um Torneio Juvenil e todos deverão adotar os comportamentos adequados para este tipo de Torneio.
  6. Exigimos a todos alegria, divertimento e participação na nossa festa do Futebol
  7. Não serão toleradas faltas de respeito, qualquer forma de discriminação ou ofensas verbais e/ou físicas a qualquer participante, árbitro,
    adversário ou membros do
    Staffpúblico em geral.

10.Regulamento Geral de Proteção de Dados

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGP) constitui um limite e um imperativo de ordem legal no âmbito da regulação do tratamento dos dados pessoais, procurando responder às exigências da globalização e desafios que se colocam com a adoção de novas tecnologias.

Dada a sua abrangência e amplitude de aplicação o RGPD implica impactos significativos não só na vida e nos procedimentos internos das organizações, como também no reafirmar e vincar dos direitos dos cidadãos, colocando na sua esfera instrumentos que permitem uma maior salvaguarda dos mesmos.

A organização do Arrábida Cup, como qualquer entidade pública ou privada que proceda ao tratamento de dados pessoais, encontra-se abrangida pelo RGPD.

É dever de todos os destinatários do presente regulamento concorrer para a proteção dos dados pessoais de acordo com o estatuído no RGPD.

Todos os clubes são responsáveis pela recolha e tratamento dos dados pessoais dos respetivos atletas e dos elementos do staff que representam o clube no Arrábida Cup. Os clubes são responsáveis por garantir a prestação de informação e/ou consentimento na recolha e tratamento de dados pessoais para as finalidades descritas no presente regulamento do Arrábida Cup.

A organização do torneio cumpre com o RGPD e garante o cumprimento relativamente aos dados pessoais que são de fornecimento obrigatório para que possa ser inscrito no Torneio.

Sem a declaração de consentimento prévio do titular dos dados pessoais, o atleta e/ou elemento do staff fica impossibilitado de fazer a sua inscrição e respetiva participação no evento.

A prestação de dados incorretos ou inexatos é da inteira responsabilidade dos clubes.

A Organização do Arrábida Cup pauta a sua conduta pelo total respeito e reserva da informação relativamente aos dados pessoais de todos os seus participantes.

Após dar o consentimento expresso dos dados referidos, os clubes e/ou atletas ou seus representantes legais tem a possibilidade de solicitar ações sobre os mesmos da seguinte forma:

1.      Direito ao esquecimento, desde que não colida com a responsabilidade perante as autoridades fiscais ou judiciais;

2.     Direito de consultar ou ser informado dos dados que possuem a seu respeito;

3.     Direito à retificação dos dados;

4.     Direito à restrição de processamento;

5.     Direito de oposição sem prejuízo do consentimento anteriormente prestado de forma licita.

11. Captação de Imagem e Som

Todas as equipas autorizam a Organização a captar imagens e som, qualquer que seja o seu suporte, de todos os participantes no decorrer do evento.

Estas imagens podem ser utilizadas para transmissão, reprodução, publicação, promoção, venda e todos os meios que a Organização e parceiros autorizados julgarem por bem.    

A Organização deseja a todos os intervenientes um excelente torneio.

Contamos convosco para as próximas edições.